Implementando a CAA:
Habilidades Importantes em Sistemas Robustos de Comunicação

Elaborado pelas fonoaudiólogas da Clarear Alessandra Buosi, Fernanda de Souza Mendes e Luciana Leal – com ampla formação e experiência em CAA – no curso Implementando a CAA: Habilidades Importantes em Sistemas Robustos de Comunicação você vai descobrir de maneira técnica e dinâmica como implementar recursos de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA ou CSA – Comunicação Suplementar Alternativa) para ajudar a promover a inclusão comunicativa.

Se você também acredita que é nosso dever permitir que pessoas com necessidades complexas de comunicação possam se expressar de forma eficiente, você está no lugar certo! 

Valor do Curso

R$ 660,00

Sobre a Comunicação Alternativa

Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) ou Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) pode ser definida como uma forma de se comunicar que não seja pela fala.

A CAA engloba métodos, recursos, estratégias e sistemas destinados a pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso daquelas que têm o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), paralisia cerebral, apraxia de fala ou alguma síndrome rara.

Complementar ou substituir a fala de forma temporária ou definitiva é o objetivo da CAA, uma área do conhecimento que atua nas questões da linguagem, interação e comunicação.

Nos últimos tempos, muito se fala em acessibilidade física, mas não se deve esquecer da importância da acessibilidade comunicativa.

Comunicação Aumentativa Alternativa foi criada para possibilitar uma comunidade realmente inclusiva, onde todos tenham o direito de se expressar.

Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa que se interesse por Comunicação Aumentativa Alternativa e queira colocá-la em prática!

O curso foi pensado especialmente para profissionais (fonoaudiólogos, pedagogos, cuidadores, entre outros) e familiares de pessoas com necessidades complexas de comunicação, mesmo sem conhecimento prévio de CAA.

Como o curso é dividido?

Em quatro módulos, o curso tem carga horária de 10 horas com aulas gravadas e material de apoio para download, que podem ser concluídas em um período de até 90 dias e trazem um passo a passo claro e objetivo daquilo que é essencial saber para implementar a CAA

1 – Modelagem em CAA: modelar é aliar a indicação dos símbolos visuais do recurso de comunicação alternativa à fala das palavras. Essa prática é estratégia primordial em termos de implementação de sistemas robustos de CAA, sejam eles em alta ou baixa tecnologia. Saber realizar uma modelagem adequada é fundamental para que o desenvolvimento de linguagem aconteça de modo amplo durante todo o processo de desenvolvimento do usuário de CAA.

2 – Como se tornar um parceiro de comunicação eficiente: quem pretende facilitar o desenvolvimento da linguagem auxiliada por símbolos precisa trabalhar diversas habilidades, abordadas neste módulo. Nele, são oferecidas ferramentas e estratégias que – se utilizadas com persistência – tornam pais, terapeutas e professores parceiros de comunicação realmente eficientes.

3 – Seleção de vocabulário em CAA: – por onde começar: este módulo aborda um ponto importante na implementação de um sistema de CAA, que é contar com recursos bem preparados. Os participantes aprendem como selecionar o vocabulário e estrutura-lo adequadamente, preparando-se assim para um ensino efetivo.

4 – Aspectos de linguagem para indicação de recurso de CAA: a aula final do curso trata de alguns dos principais questionamentos dos participantes – qual o ponto de partida e qual o melhor recurso para cada caso? Este módulo mostra qual o raciocínio clínico norteia a escolha de um recurso de CAA.

Qual é o material utilizado no curso?

s participantes recebem pranchas de comunicação, textos, indicações de sites com conteúdo confiável e de qualidade, além de apostilas com todos os slides do curso e folhas de registro importantes para o processo.

Todo material utilizado e disponibilizado aos alunos foi desenvolvido a partir de evidências científicas somadas à experiência com implementação de recursos de CAA em crianças e adolescentes.

Quais habilidades terei ao finalizar as aulas?

Ao final do curso, quem participa mostra-se capaz de:

  • realizar modelagem aberta em situações estruturadas e do cotidiano;
  • colocar em prática a preparação do ambiente para estimular o uso da CAA;
  • identificar e aproveitar cada oportunidade de utilização da comunicação alternativa;
  • construir pranchas de comunicação;
  • reconhecer um sistema robusto de comunicação, entre outros aprendizados!
Carrinho de compras
Clarear LGPD
Política de Privacidade

Nós utilizamos cookies neste site para fornecermos a melhor experiência de uso possível. As informações sobre cookies são armazenadas em seu navegador e ajudam nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.