Implementando a CSA:
Habilidades Importantes em Sistemas Robustos de Comunicação
Elaborado pelas fonoaudiólogas da Clarear Alessandra Buosi, Fernanda de Souza Mendes e Luciana Leal – com ampla formação e experiência em CAA – no curso Implementando a CSA: Habilidades Importantes em Sistemas Robustos de Comunicação você vai descobrir de maneira técnica e dinâmica como implementar recursos de Comunicação Suplementar Alternativa (CSA ou CAA – Comunicação Aumentativa Alternativa) para ajudar a promover a inclusão comunicativa.
Se você também acredita que é nosso dever permitir que pessoas com necessidades complexas de comunicação possam se expressar de forma eficiente, você está no lugar certo!
Sobre a Comunicação Alternativa
A Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) ou Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) pode ser definida como uma forma de se comunicar que não seja pela fala.
A CAA engloba métodos, recursos, estratégias e sistemas destinados a pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso daquelas que têm o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), paralisia cerebral, apraxia de fala ou alguma síndrome rara.
Complementar ou substituir a fala de forma temporária ou definitiva é o objetivo da CAA, uma área do conhecimento que atua nas questões da linguagem, interação e comunicação.
Nos últimos tempos, muito se fala em acessibilidade física, mas não se deve esquecer da importância da acessibilidade comunicativa.
A Comunicação Suplementar Alternativa foi criada para possibilitar uma comunidade realmente inclusiva, onde todos tenham o direito de se expressar.
Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa que se interesse por Comunicação Aumentativa Alternativa e queira colocá-la em prática!
O curso foi pensado especialmente para profissionais (fonoaudiólogos, pedagogos, cuidadores, entre outros) e familiares de pessoas com necessidades complexas de comunicação, mesmo sem conhecimento prévio de CAA.
Como o curso é dividido?
Em quatro módulos, o curso tem carga horária de 10 horas com aulas gravadas, lives ao vivo e material de apoio, que pode ser concluídas em um período de até 90 dias e trazem um passo a passo claro e objetivo daquilo que é essencial saber para implementar a CAA:
1 – Modelagem em CAA: modelar é aliar a indicação dos símbolos visuais do recurso de comunicação alternativa à fala das palavras. Essa prática é estratégia primordial em termos de implementação de sistemas robustos de CSA, sejam eles em alta ou baixa tecnologia. Saber realizar uma modelagem adequada é fundamental para que o desenvolvimento de linguagem aconteça de modo amplo durante todo o processo de desenvolvimento do usuário de CAA.
2 – Como se tornar um parceiro de comunicação eficiente: quem pretende facilitar o desenvolvimento da linguagem auxiliada por símbolos precisa trabalhar diversas habilidades, abordadas neste módulo. Nele, são oferecidas ferramentas e estratégias que – se utilizadas com persistência – tornam pais, terapeutas e professores parceiros de comunicação realmente eficientes.
3 – Seleção de vocabulário em CAA: – por onde começar: este módulo aborda um ponto importante na implementação de um sistema de CSA, que é contar com recursos bem preparados. Os participantes aprendem como selecionar o vocabulário e estrutura-lo adequadamente, preparando-se assim para um ensino efetivo.
4 – Aspectos de linguagem para indicação de recurso de CAA: a aula final do curso trata de alguns dos principais questionamentos dos participantes – qual o ponto de partida e qual o melhor recurso para cada caso? Este módulo mostra qual o raciocínio clínico norteia a escolha de um recurso de CAA.
Qual é o material utilizado no curso?
Os participantes recebem pranchas de comunicação, textos, indicações de sites com conteúdo confiável e de qualidade, além de apostilas com todos os slides do curso e folhas de registro importantes para o processo.
Todo material utilizado e disponibilizado aos alunos foi desenvolvido a partir de evidências científicas somadas à experiência com implementação de recursos de CAA em crianças e adolescentes.
Como é a interação com os alunos durante o curso?
O curso tem o objetivo de oferecer embasamento teórico e de evidências que permeiam o trabalho com CAA somado às vivências clínicas das profissionais que desenvolveram as aulas.
Por isso, a troca de experiência é parte essencial do curso, que além das aulas gravadas oferece acesso a três lives ao vivo para esclarecimento de dúvidas.
Quais habilidades terei ao finalizar as aulas?
Ao final do curso, quem participa mostra-se capaz de:
- realizar modelagem aberta em situações estruturadas e do cotidiano;
- colocar em prática a preparação do ambiente para estimular o uso da CAA;
- identificar e aproveitar cada oportunidade de utilização da comunicação alternativa;
- construir pranchas de comunicação;
- reconhecer um sistema robusto de comunicação, entre outros aprendizados!