meta:
Modelagem, Ensino Direcionado, Tecnologia Assistiva e Avaliação
O curso META: Modelagem, Ensino Direcionado, Tecnologia Assistiva e Avaliação é o resultado da parceria entre a Fonoaudióloga Alessandra Buosi e o especialista em Tecnologia Assistiva, Rafael Alves.
Aprenda como usar estratégias atuais de modelagem, além de
atividades de ensino específicas necessárias principalmente quando nos
deparamos com dificuldades básicas que afetam a comunicação,
O curso ainda apresenta a prática direcionada ao uso de aplicativos, tablets e ferramentas relacionadas.
Tudo isso com embasamento prático-científico pensado a partir de uma avaliação que personalize todas as etapas do processo, tornando-o realmente efetivo.
Valor do Curso
- Acesso por 12 meses: 10 parcelas de R$ 115,41 ou à vista R$ 990,00
Sobre os autores
Alessandra Gomes Buosi é Fonoaudióloga pela Unesp, Mestre em Ciências da Saúde e especializada em sistemas robustos de comunicação.
Professora de Pós Graduação em CAA, Formadora oficial do Podd no Brasil e proprietária da Clarear Fonoaudiologia.
Também é autora do livro Kiaro e suas Palavras, premiado na Conferência ISAAC 2023 e do livro Modelando com Kiaro
Rafael Alves é especialista em tecnologia assistiva e eye tracking, Possui MBA Health Tech – FIAP-SP, pós-graduação aplicada à neurologia – Hospital Albert Einstein e graduação em tecnologia da informação no IBTA-SP.
Atua com recursos assistivos desde 2010, apoiando a equipe multidisciplinar na implementação de soluções para acesso ao computador, comunicação alternativa e automação residencial.
Em 2020 foi primeiro colocado no Hackmed USP-MIT na trilha reabilitação e terceira idade, e mentor no Autismo Tech.
Quem pode se inscrever?
Profissionais da saúde, educação e familiares de indivíduos com necessidades complexas de comunicação.
Embora o curso disponibilize módulos bônus com conceitos básicos relacionados a CAA (Comunicação Aumentativa Alternativa), recomendamos algum conhecimento prévio na área.
Caso você não tenha nenhum contato ainda com CAA, recomendamos nosso curso online “Implementando a CSA”, para melhor aproveitamento deste conteúdo.
Conteúdo do curso
O curso é 100% online e tem carga horária de 25 horas, contemplado aulas gravadas, aulas ao vivo, lives ao vivo para esclarecimento de dúvidas e material de apoio.
O conteúdo é dividido em 4 módulos: Modelagem, Ensino Direcionado, Tecnologia Assistiva e Avaliação. Conta também com aula inaugural e aula de encerramento.
São disponibilizados conteúdos baseado nas mais recentes publicações em CAA e estratégias de ensino, além de vídeos de práticas, material de apoio composto por publicações e protocolos, pranchas modelo e recursos iniciais para você concluir o curso com ferramentas para iniciar sua implementação.*
* Obs.: não serão enviados materiais impressos, todos os materiais serão disponibilizados em formato digital.
Para informações adicionais, estamos à disposição no Whatsapp 11 97835-9667
1 – Modelagem em CAA: muito se fala sobre modelagem na área de CAA. Este módulo, além de trazer vídeos práticos sobre o tema, tem por objetivo atualizar e aprofundar em estratégias que podem e devem ser usadas em ambiente terapêutico e contexto natural.
2 – Ensino Estruturado: e quando, apesar da modelagem, o indivíduo com necessidade complexa de comunicação não inicia o uso do seu recurso? É nesse momento que precisamos lançar mão de estratégias mais dirigidas ao ensino de habilidades que podem precisar de mais atenção. Nesse curso abordamos estratégias a serem usadas nesse momento, sem entretanto, comprometer uma estimulação de linguagem autônoma, afinal o que queremos é ensinar a “transformar em palavras o que o indivíduo está pensando”.
3 – Tecnologia Assistiva: esse módulo tem como objetivo ensinar a usar diversos aplicativos de comunicação alternativa para a construção dos recursos, sejam eles impressos ou usados diretamente no recurso eletrônico (tablet, computador, etc). Além disso, trataremos também de dispositivos indicados para os diversos tipos de acessos necessários como mouse ocular, acionadores, eye gaze entre outros.
4 – Avaliação: saber o ponto de partida é fundamental. No nosso módulo de avaliação abordamos as novas formas de encarar esse processo sem postergar o início da implementação. Trazemos em primeira mão o uso do DAGG-3 traduzido para o português com o objetivo de ser um norteador na estimulação, não só da competência linguística mas também da operacional, estratégica e social, alcançando assim a tão almejada competência comunicativa.
Qual a diferença entre o curso META e o curso Implementando a CSA?
No curso Implementando a CSA você tem uma visão geral de estratégias fundamentais para iniciar o processo de implementação de um sistema robusto de comunicação. Informações iniciais sobre modelagem, como se tornar um parceiro de comunicação eficiente, seleção de vocabulário e aspectos da avaliação de linguagem relevantes para traçar um plano terapêutico.
Já no curso META, apresentamos uma visão mais aprofundada em modelagem, você vai entender também qual o direcionamento indicado quando o uso expressivo do recurso não acontece apesar de bons parceiros de comunicação estarem modelando como amplamente sugerido. Apresentamos também o uso do DAGG-3 protocolo de avaliação das competências comunicativas e como estruturar um plano a partir deste. Para complementar o conhecimento, o especialista em Tecnologia Assistiva, Rafael Alves, trata do uso de aplicativos e dispositivos tecnológicos na prática para construção de pranchas de comunicação e otimizar o acesso às mesmas.