Lançamento marca o Dia Nacional do Livro e fecha o Mês da Comunicação Alternativa

Dia Nacional do Livro

Outubro é sempre muito especial na Clarear Fonoaudiologia por ser o Mês da Comunicação Alternativa e, neste ano, para fechar as comemorações, aproveitamos o Dia Nacional do Livro (29/10) para o lançamento da versão impressa do livro “Kiaro e Suas Palavras”!

A publicação de autoria da fonoaudióloga Alessandra Buosi e seu filho Luigi Buosi, com ilustrações de Luciana Jorge, conta a história de um papagaio que usa a Comunicação Suplementar Alternativa para se expressar.

O livro já havia sido disponibilizado gratuitamente em formato de e-book no mês de abril, quando a Clarear completou 10 anos. Agora, a versão impressa é lançada como parte de um projeto social da clínica!

“Sempre colaboramos como pudemos com pessoas com necessidades complexas de comunicação, mas havia o desejo de fazer isso de maneira mais efetiva. Por isso, decidimos que o lucro das vendas do livro será revertido na doação de pranchas de CSA a quem não pode comprar”, diz Alessandra.

O livro publicado pela Amelie Editorial custa R$ 70,00 e a edição de lançamento vem acompanhada de um boneco Kiaro.

“É uma edição limitada a 100 unidades com o lucro das vendas direcionado à produção de material de comunicação alternativa para a APAE de São Bernardo do Campo (SP), a primeira instituição escolhida pelo projeto social da Clarear para ser beneficiada”, conta a fonoaudióloga e autora de “Kiaro e Suas Palavras”.

Quem quiser adquirir o livro deve entrar em contato pelo Whatsapp (11) 97835-9667. O pagamento é por meio de PIX e a retirada do livro é no consultório da Clarear (R. Vergueiro, 3086, Vila Mariana, São Paulo).

Também é possível solicitar o envio via Sedex, sendo neste caso incluído o valor do frete. O boneco que acompanha a publicação é feito artesanalmente, então suas cores e formas podem variar.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa e esperamos ser possível dar continuidade ao projeto com as próximas edições do livro”, comemora Alessandra.

Sobre o livro

“Kiaro e Suas Palavras” foi escrito com o objetivo de proporcionar representatividade para as crianças com necessidades complexas de comunicação quando o assunto é literatura.

“Todos nós aprendemos muito com os livros e nos identificamos com os personagens, desde pequenos. Meu desejo era de que isso também acontecesse com os usuários de recursos de CSA”, revela Alessandra.

Segundo ela, despertar a empatia de todos em relação ao uso da comunicação alternativa também é a intenção do livro, que tem 24 páginas.

A história começa apresentando Kiaro, um papagaio que gosta de brincar, passear de árvore em árvore e ir para escola.

É lá que ele ouve os amigos conversarem sobre os mais diversos assuntos e tem vontade de também contar suas histórias, mas não consegue falar.

“O Kiaro consegue apontar aquilo que deseja, mas fica triste ou nervoso por não poder se expressar como gostaria”, conta a autora.

Kiaro, então, conhece uma fonoaudióloga: uma papagaia que ensinava a usar imagens para tudo o que ele quisesse falar.

“É nesse momento que Kiaro encontra suas palavras”, diz Alessandra.

A partir daí, o livro também aborda questões comuns ao universo dos pais de crianças com necessidades complexas de comunicação, como o receio de que a CSA impeça o desenvolvimento da linguagem falada.

A preocupação se Kiaro vai conseguir aprender a utilizar o sistema de comunicação alternativo também é apresentada, assim como a importância de familiares e amigos também conhecerem a CSA.

Tags: CSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras